DESPREPARO DA CTBEL

No blog da Franssinete Florenzano, um exemplo do despreparo e gasto de dinheiro público da CTBel (PMB).

Despreparo da Ctbel

A Ctbel pintou faixa contínua amarela para separar o corredor de ônibus na Av. Almirante Barroso, em Belém, instalou olhos de gato, tartarugas para delimitar o espaço. Mas nunca fiscalizou. Resultado: os ônibus, assim como os caminhões, ocupam todas as quatro pistas, queimam paradas, obstruem o trânsito, provocam acidentes e tornam a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas um inferno.

Agora, a mesma Ctbel, na mesmíssima gestão do prefeito Duciomar Costa, está anunciando que retirou os olhos de gato, as tartarugas, e pintou faixa azul (!) para demarcar as faixas de ônibus e caminhões. Diz que é para chamar mais atenção para o corredor, vejam só. Desculpa esfarrapada para esconder que não cumpre sua obrigação de fiscalizar, isto sim, que dá resultado.

Mais: o prefeito precisa responder: e a dinheirama gasta com essa sinalização que foi retirada, classificada como ineficaz pela própria companhia municipal que a instalou? Vai para o ralo? E quanto está custando aos cofres públicos, bancados com o meu, o seu, o nosso dinheirinho, a nova sinalização? Os ordenadores de despesa precisam ser responsabilizados, com a devolução dos valores aos cofres públicos.

Pior: não existe a cor azul na sinalização de trânsito como faixa demarcadora para corredor de ônibus e caminhões. Ela é própria apenas e exclusivamente para áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque de pessoas portadoras de deficiência física. A amarela também estava errada. A cor branca é que é a correta. Agora, sem fiscalização, podem botar todas as cores do arco-íris que nada vai funcionar.

A Ctbel é tão despreparada que nem conhece o Código Brasileiro de Trânsito. Então, vai aqui a sugestão para o prefeito e diretores da Ctbel: leiam os arts. de 80 a90 do CTB, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito e as resoluções do Denatran que tratam das especificidades da sinalização de trânsito. Talvez cometam menos barbaridades e aprendam o serviço que devem desempenhar.Para dar menos trabalho, aí vai o estabelecido na lei e normas sobre sinalização horizontal:

Padrão de cores:

Amarela, utilizada para separar movimentos veiculares de fluxos opostos; regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral; delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada; demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).

Branca, utilizada para separar movimentos veiculares de mesmo sentido; delimitar áreas de circulação; delimitar trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; regulamentar faixas de travessias de pedestres; regulamentar linha de transposição e ultrapassagem; demarcar linha de retenção e linha de “Dê a preferência”; inscrever setas, símbolos e legendas.

Vermelha, utilizada para: demarcar ciclovias ou ciclofaixas; inscrever símbolo (cruz).

● Azul, utilizada como base para inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física.

Preta, utilizada para proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento, (utilizada principalmente em pavimento de concreto) não constituindo propriamente uma cor de sinalização.

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5 Comentários on “DESPREPARO DA CTBEL”

  1. marcio andre disse:

    Eu acho que voce que não conhece nada sobre transito, o corredor esta sendo usado em todo o brasil com o exemplo da avenida nsrª de copacabana no Rio de janeiro, que diminuiu o percuso em 15 minutos. Sobre os olhos de gatos que na verdade tem o nome de tachão, foi comprado pela empresa BA que nem se quer foi paga pela prefeitura. Não de opnião em assunto em que vc não domina, faça comentarios em blogs de culinária que se enquadra mais no seu perfil.

    • Marcio André, este fato que mencionas, “Sobre os olhos de gatos que na verdade tem o nome de tachão, foi comprado pela empresa BA que nem se quer foi paga pela prefeitura.”, você poderia contribuir e nos enviar documentos, podem ser escaneados, acerca da comprovação do que afirmas?

      Quanto ao demais teor, aqui você tem o direito livre de ter opinião.

      Obrigado pela visita.

  2. Junior disse:

    No RIo a faixa azul é fiscalizada. Dai porque funciona.
    Aqui, a toda hora vê-se ônibus fora delas.
    Faço um desafio à CTBEL: que mostre, com provas hábeis, ter multado, nos últimos 30 dias, ônibus que circularam fora da faixa azual.
    Só não aceito inventarem o argumento de que não houve lavratura de multa porque não constatada infração, porque não sou bobo, idiota e nem tenho vocação para trouxa.
    Essa CTBEL é ruim mesmo. Aliás, é péssima.
    Agora a mania é multar onde tem faixa amarela, mesmo sem a sinalização vertical. Seria possível, blogueiro, o senhor verificar se isso é legal? Não precisaria da sinaçlização vertical, especialmente porque de noite ou na hora da chuva geralmente não se enxerga o meio fio?
    Ademais, na Generalíssimo entre Gov. José Malcher e Nazaré pintaram uma faixa amarela, mas todo mundo estaciona. É uma festa. Cadê, então, o cumprimento das normas?
    Não seria melhor implantar a cobrança para estacionar, como fazem no Rio de Janeiro? Ninguém para em Ipanema ou Leblom, durante o dia, sem pagar pelo estacionamento.
    Volto, em outra oportunidade, para falar da balburdia em Nazaré (camelôs, taxis, bancas de jogo de baralho e dominó, cachaça, e Lojas Americanas sem estacionamento…).

    • “Agora a mania é multar onde tem faixa amarela, mesmo sem a sinalização vertical. Seria possível, blogueiro, o senhor verificar se isso é legal? Não precisaria da sinaçlização vertical, especialmente porque de noite ou na hora da chuva geralmente não se enxerga o meio fio?”

      Não entendi a pergunta. Aliás, não entendi o que significa tal faixa amarela no meio-fio.

      Você pode explicar melhor, ou enviar fotos?

      Aliás, nos mande fotos de outras situações absurdas que você encontrar, também.

      Abraço e obrigado pela visita e participação. Só assim poderemos, um dia quem sabe, sermos ouvidos pelas autoridades.


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